Monday, May 08, 2006

 

Superliga 2005-06: Balanço final

E chegou ao fim mais uma edição da Superliga, onde os casos foram muitos onde as palavras dos dirigentes tiveram muitas vezes maior impacto que as boas jogadas em campo. Urge mudar algo no nosso futebol, a começar no topo do organigrama.

Ao nível do campeonato, o FC Porto sagrou-se campeão pela 21ª vez e com toda a justiça, apresentando bons resultados tanto em casa como fora e fazendo um final de temporada brilhante! Apesar disso, a equipa apresentou-se por diversas vezes abaixo do esperado, como aconteceu nos jogos contra o Benfica e na Amadora.

O Sporting alcançou o 2º lugar e consequente entrada directa na Champions, tendo exibido na era Peseiro um futebol muito pobre que inclusive lhe ditou o afastamento do título. Com Paulo Bento voltou a esperança, mas já era demasiado tarde. Mesmo assim,acabou por ser um bom resultado para o Sporting.

Quanto ao Benfica, fez uma boa temporada na Champions, mas a nível caseiro nunca esteve sequer perto de incomodar o líder FC Porto. As duas vitórias aos azuis poderão ser as melhores recordações desta temporada.

O Sporting de Braga ficou num honroso 4º lugar, que ganhou sobretudo na 1ª volta da Liga. O Nacional fez do factor casa um trunfo para atingir o 5º lugar, o Boavista eliminou aquela imagem de futebol duro mas não atingiu a Europa. O Leiria terminou num excelente 7º lugar, tendo realizado um espectacular 2ª volta. Mérito para Jorge Jesus. O Vitória de Setúbal conseguiu atingir a Europa ao chegar à final da taça e na Liga conseguiu um bom 8º lugar. Óptimos resultados numa equipa em que os ordenados faltaram mas os resultados apareceram.

Estrela da Amadora e Marítimo foram duas equipas que lutaram pela manutenção e conseguiram-na antes da última jornada, algo que não aconteceu ao Paços de Ferreira, Gil Vicente, Naval e Académica, que tiveram de esperar pelo último jogo do campeonato para saberem o seu destino, que foi a permanência.

Quem não a assegurou foi o Belenenses, o Rio Ave e o Vitória de Guimarães, que desceram na última jornada. Dois históricos desceram, mas a verdade é que ao longo do campeonato, nunca convenceram. Por fim, o Penafiel dignificou a camisola nos últimos jogos, embora já tivesse descido à muito.

E é este o balanço final da muito comentada Superliga. Muitos jogadores corresponderam ás expectativas, como Quaresma, Lucho González, Pepe, Léo, Miccoli, Miguelito, João Tomás ou João Moutinho, outros revelaram-se como Abel, André Pinto, Andrés Madrid, Saganowsky, Paulo Jorge ou Nani e alguns desiludiram, como nos casos de Deivid, Robert, Sonkaya, McCarthy ou Silas.

Fica por fim aqui exposta a minha equipa da época. O treinador escolhido foi Manuel Machado, embora Norton de Matos fosse igualmente uma hipótese credível. Enfim, para o ano há mais!

Photobucket - Video and Image Hosting

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?