Monday, May 15, 2006

 

Selecção Nacional: os Eleitos

Aqui fica a lista dos 23, onde incluirei uma classificação do nível de forma com que o jogador concluiu a época (entre 0 e 10), seguida de algumas notas sobre a inclusão de certos jogadores:

Guarda-redes:

Ricardo (Sporting) 7
Quim (Benfica) 4
Bruno Vale (Estrela da Amadora) 9

- Bruno Vale é o guarda-redes em melhor forma, embora Ricardo seja dono do posto. Os seus níveis de confiança caíram após a eliminação do Sporting nas Antas em jogo para a taça.

Defesas:

Miguel (Valência, Esp) 8
Paulo Ferreira (Chelsea, Ing) 6
Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing) 7
Fernando Meira (Estugarda, Ale) 7
Ricardo Costa (FC Porto) 4
Caneira (Sporting) 6
Nuno Valente (Everton, Ing) 6

- Miguel e os dois defesas do Chelsea acabam em epóca em boa forma, em contraste com o lado esquerdo da defesa, no qual a irregularidade e lesões pautaram a forma de Caneira e N. Valente.

Médios:

Costinha (sem clube) 2
Petit (Benfica) 8
Maniche (Chelsea, Ing) 4
Tiago (Lyon, Fra) 9
Deco (FC Barcelona, Esp) 8
Hugo Viana (Valência, Esp) 4
Figo (Inter de Milão, Ita) 6
Cristiano Ronaldo (Manchester United, Ing) 8
Boa Morte (Fulham, Ing) 8
Simão (Benfica) 7

- Costinha não tem clube, pelo que a sua forma deve ser medíocre, tal como Maniche e Hugo Viana que não jogam regularmente. Ronaldo, Tiago, Petit e Deco apresentam-se como jogadores em grande forma.

Avançados:

Nuno Gomes (Benfica) 6
Pauleta (Paris Saint-Germain, Fra) 8
Hélder Postiga (Saint-Etienne, Fra) 7

Pauleta foi considerado o 3º melhor jogador do campeonato francês, mostrando assim a sua excelente forma. A Postiga fez-lhe bem a saída do FC Porto, enquanto Nuno Gomes jejua há muito tempo, depois de um começo de temporada notável.

NOTAS:

- Ricardo Costa e Hugo Viana são jogadores que não jogam nos seus clubes. Scolari diz que o critério envolve o passado pelas selecções jovens, mas esqueceu-se que esse critério deve conter justiça nele. Tonel, Nunes, Quaresma e outros tantos que jogam constantemente nos seus clubes devem-se sentir-se tremendamente injustiçados com esta convocatória. E com razão.

- Maniche e Costinha. Um não joga, outro não tem clube. Não somos propriamente a Angola para precisar de jogadores experientes, independentemente se eles jogam ou não. Isto porque temos opções de bom nível e a jogar nos seus clubes, algo que (infelizmente) Angola não tem.

Não quero ser pessimista, mas perspectivo um mau começo de Mundial, que uma vitória frente a Angola deverá disfarçar, mas que no jogo contra os jogadores atléticos do Irão irão erguer-se á "falta de pernas" do nosso meio-campo. Isto porque Maniche e Costinha jogarão esses jogos e irão ver a banda passar. Acredito até que após o jogo do Irão, Scolari decida reformular a equipa, tal como o fez no Euro 2004.
E por fim digo, se precisarmos de ganhar ao México para passar aos oitavos...aí podem ir fazendo as malas de volta a Portugal, pois o México engana muita gente, mas a mim não: calhou-nos dos mais dificeis cabeças de série no nosso grupo. Tanto pela capacidade dos seus jogadores, como pela experiência da equipa em Mundiais.

Em suma, resta-nos apoiar a selecção, seja ela bem escolhida ou não, pois decerto estes jogadores darão o máximo de si em campo, lutando pelo nome de Portugal e exibindo o que de melhor sabem nos campos alemães. Assim o esperamos!

Comments:
Não teria dado outras notas aos jogadores. Esta selecção tem sido muito criticada recentemente mas se analizarmos bem, continua recheada de jogadores de excelente categoria e merecem todo o nosso apoio seja com "Quaresma" ou sem "Quaresma" (é um trocadilho alusivo não propriamente ao jogador mas ao significado do periodo no calendário religioso). Não esquecer porém que antes do mundial está o euro 2006 de sub-21 onde temos uma selecção das melhores a nível mundial e que vai precisar do apoio de todos para que(a jogar em casa) tenha tudo para deixar o trofeu no nosso país. Força Portugal!
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?