Wednesday, April 05, 2006

 

O verdadeiro 10

Talvez muitos achem estranho não assinalar Ronaldinho como o melhor número 10 da actualidade. Talvez muitos não considerem Riquelme um jogador de grande nível por encontrar-se num clube que luta pelos lugares europeus no seu campeonato. Pois bem, eu não acho isso. Considero Riquelme como o melhor número 10 da actualidade, não de camisola, mas sim da posição que ocupa em campo.

Contrariamente a Ronaldinho, Riquelme joga exactamente pelo meio do terreno, abrindo linhas de passes para os avançados e driblando quando estas se encontram cobertas. Ronaldinho, por se encontrar a jogar descaído para o lado esquerdo, tem maior apoio atacante devido à subida do lateral, algo que Riquelme, por jogar mais no centro, não possui. Isto na teoria, pois na prática e devido à sua qualidade de passe, Riquelme faz uso dessas subidas dos laterais, calibrando o passe de maneira estupenda e conseguindo desmarcações espectaculares para as alas.
Aliado a isto, Riquelme possui uma técnica vistosa e extremamente prática, assim como um remate de grande qualidade e um excepcional rendimento nas bolas paradas.

Se chegar em alto nível de forma ao Mundial, certamente que a Argentina se poderá afirmar como uma das grandes favoritas à conquista do troféu, mas caso tenha alguma quebra de rendimento ou alguma lesão, decerto a selecção albiceleste sentirá a sua falta. Apesar de todos os pibes que abundam na Argentina, Riquelme é de longe o mais dotado e o melhor adaptado à realidade do futebol continental.

Image hosting by Photobucket
Juan Román Riquelme

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?