Sunday, March 19, 2006

 

Selecção Nacional

Análise 1: Meio-Campo

Segundo as escolhas habituais de Scolari, Portugal costuma actuar com 3 médios, dos quais 2 possuem características mais defensivas e um a missão ofensiva. De entre os eleitos, Scolari opta habitualmente por Costinha, Maniche e Deco. Esta é uma tripla de sucesso, eleita sobretudo devido ao fantástico FC Porto de 2004. Mas esse tempo já lá vai. Apesar destes jogadores manterem as suas características técnicas intactas, o seu nível físico não é o melhor. E nisto Portugal está no 8 ou no 80, isto é, ou jogam demasiados jogos ou jogam poucos. Costinha e Maniche não chegam juntos aos 1100 minutos, enquanto Deco possui nesta fase da época quase 1700 minutos de jogo. Esta discrepância faz-nos estranhar um pouco as escolhas de Scolari, e mais estranhamos se tivermos em conta o número de minutos jogados pelos outros convocados: Tiago leva já nas pernas 2373 minutos (!) e Petit leva 2174, ou seja, 4547 minutos correu esta dupla, 4 vezes mais que a dupla Maniche - Costinha!!!

Image hosting by Photobucket

Provavelmente, Scolari pretende incutir à selecção nacional o espírito de liderança e sacríficio que simbolizam Costinha e Maniche, no entanto, as selecções que fazem parte do nosso grupo quererão mostram serviço e para isso irão recorrer aos indíces físicos dos seus jogadores. Se Portugal não se mostrar na Alemanha com uma equipa sólida e fisicamente apta, irá ter decepções com equipas como Angola ou o Irão, pois estas irão correr quilómetros mesmo que sem grande objectividade. Quanto a mim, é mais provável que essa falta de objectividade aliada a um ritmo intenso dê em golos, do que o ritmo que pauta a selecção portuguesa: objectivo mas sem combustivel (leia-se disponibilidade física) para o propulsionar.

Comments:
O site do SL Benfica contabiliza os minutos totais por partida e não o padrão 90min, ou seja, arruinou-me aqui a estatistica, pois em 21 jogos o benfiquista nunca podia ter os minutos que estão ali contabilizados. Ah, e faltam contabilizar os jogos a suplente dos jogadores (por exemplo, Petit entrou 2 vezes como substituto)
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?