Thursday, February 16, 2006

 

Irritado

«Com Diego no banco, a sua presença no Mundial é quase impossível»

«O primeiro ano do jogador no clube foi muito atribulado, com saídas e entradas de técnicos e também de jogadores. Agora, este ano, quando o Diego se preparava para mostrar todo o seu potencial, depara-se-lhe o esquema táctico de Co Adriaanse, onde não há espaço para ele»

«Esperamos chegar a consenso com o FC Porto, que passa pela libertação do jogador para poder desenvolver o seu trabalho fora de Portugal.»

Djair Cunha, pai e empresário do jogador, em declarações para a TSF


Irrita-me este tipo de discurso. Um jogador novo como Diego ainda tem tempo para jogar num Mundial, mas duvido seriamente que seja no de 2006. Por várias razões, todas elas ligadas à sua passagem para o futebol europeu:

- Na Europa o futebol é menos espaçoso, logo a técnica está na velocidade de execução e não na beleza da mesma. Diego só a espaços mostrou esse tipo de técnica, tudo o resto tem sido flop

- Diego está a anos-luz de Ronaldinho, Kaká ou até o ex-portista Carlos Alberto. O seu futebol é previsível, não mostra a fantasia com que vinha rotulado do Brasil, logo é uma das escolhas menos credíveis para o meio-campo brasileiro no próximo Mundial. Jogando ou não, duvido que consiga mudar o seu futebol em 6 meses. Ronaldinho precisou de 2/3 anos de ambientação na Europa para se tornar no jogador que é hoje.

- Os empresários falam demais. Mesmo que um jogador trabalhe no duro, as opções são sempre do treinador: colocar pressão para que o treinador ponha a jogar o jogador X ou Y porque este é ano de Mundial é faltar ao respeito para com o clube, o treinador e o principalmente, para com o resto dos plantel.

- O outro tipo de pressão que os empresários fazem e que me irrita é tratarem os clubes como cafés: se não se vai a este vai-se ao outro. As coisas não devem funcionar assim, pois os clubes investem muito dinheiro em jogadores e libertá-los porque o empresário assim o quer é absurdo. Infelizmente a UEFA e a FIFA preferem defender os jogadores aos clubes, não observando que o mal pode advir também dos jogadores.

- Por fim, os jogadores têm boca para falar, porque falam então os empresários no nome deles? Não será dada demasiada atenção a estes senhores que só querem saber de dinheiro?


Quanto a mim acho que Diego só tem que respeitar as decisões do treinador, trabalhando para se assumir como jogador titular, tal como Baía o faz. Os jogadores veem-se jogando e não dizendo que sabem jogar. Confio que Diego ainda será muito falado pois tem potencial para isso, contudo se começar a saltarr de clube em clube o que vai conseguir é insatisfação, de tal forma que acabará por voltar ao Brasil, sem nome e num clube de divisões inferiores.


Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?