Sunday, December 11, 2005

 

Mundial 2006 - Grupos

Foram sorteadas as equipas para a fase de grupos da maior competição futebolística do planeta. Aqui fica a minha análise a cada grupo:


GRUPO A: ALEMANHA, COSTA RICA, POLÓNIA, ECUADOR

A selecção anfitriã do torneio tem pela frente um grupo acessível até certo ponto. A Costa Rica pratica um futebol bem apoiado e com uma boa dose de técnica, sendo assim neste aspecto, bem parecida com a selecção do Ecuador. A Polónia poderá dificultar muito a tarefa à Alemanha, visto o confronto com a mesma ter um simbolismo histórico muito forte. Alemanha e Polónia serão quanto a mim as selecções apuradas.

GRUPO B: INGLATERRA, PARAGUAI, TRINIDAD E TOBAGO, SUÉCIA

A Inglaterra já nos habituou muitas vezes a exibições decepcionantes, pelo que se a mesma não se apresentar a um bom nível no Mundial, Paraguai e Suécia tomarão conta dos lugares de acesso, isto porque são selecções que nos têm habituado a não falhar nos momentos decisivos, ainda que não costumem ir muito longe neste tipo de competições. Zlatan Ibrahimovic poderá tornar-se numa das figuras deste grupo e do torneio.

GRUPO C: ARGENTINA, COSTA DO MARFIM, SÉRVIA E MONTENEGRO, HOLANDA

Provavelmente o grupo mais forte deste Mundial. Argentina é bi-campeã mundial, a Holanda já esteve em 2 finais, uma delas contra a Argentina em 1978 e a Sérvia e Montenegro é sempre uma selecção a ter em conta, fruto da herança futebolística jugoslava que transporta. Ah, e engane-se quem pense que a Costa do Marfim será o bombo da festa, pois quem tem jogadores como Drogba, Dindane ou Toure pode ir muito longe. As minhas apostas para o apuramento recaem na Argentina e na Holanda.

GRUPO D: MÉXICO, IRÃO, ANGOLA, PORTUGAL

México e Portugal deverão ser os apurados para a próxima fase visto possuírem uma maior experiência internacional e entre as suas fileiras encontrarem-se alguns dos melhores jogadores mundiais (Marquez, Borgetti, C.Ronaldo, R. Carvalho, etc). Porém, Irão e Angola não facilitarão em nada a tarefa. Do Irão desconfio muito, visto possuírem grandes jogadores no exigente campeonato alemão como Mahdavikia ou Karimi; de Angola, como não têm nada a perder, poderão provocar alguma surpresa sob os pés de Mantorras, Mendonça ou o velhinho Akwá.

GRUPO E: ITÁLIA, GANA, EUA, REPÚBLICA CHECA

Num grupo equilibrado, a Itália e a Rep. Checa surgem como principais candidatos ao apuramento devido não só à mais valia dos seus jogadores como também ao seu magnífico passado, no entanto os EUA quererão sempre mostrar a inovação que tem percorrido o seu futebol, cotando-se hoje como uma selecção bastante forte e bem coordenada. O Gana, tal como as outras equipas africanas apuradas, promete ser uma surpresa.

GRUPO F: BRASIL, CROÁCIA, AUSTRÁLIA, JAPÃO

Qualquer coisa que não seja a qualificação do Brasil para a próxima fase será um choque para quem vive o futebol. Assim, e se a lógica correr bem, Brasil será um dos apurados, mas entre as outras selecções - todas a um nível muito semelhante - a batalha será árdua. Se tiver que dar um palpite, talvez aposte na Croácia, no entanto a decisão do apuramento só se saberá ao último instante do último jogo.

GRUPO G: FRANÇA, COREIA DO SUL, TOGO, SUIÇA

A França deverá apurar-se, mas esta equipa dos "bleus" não vale nem metade da França campeã do mundo em 1998. É verdade que tem Henry, Trezeguet e ainda Zidane, mas duvido que num futuro próximo os franceses atinjam um título mundial. A Coreia do Sul não deverá ir muito longe (a não ser que seja ajudada pelos árbitros), por isso acredito que a Suiça se qualifique. Para além de se apresentarem como uma equipa muito compacta, começam a surgir algumas individualidades nos Alpes. O Togo será bombo da festa ou surpresa.

GRUPO H: ESPANHA, TUNÍSIA, ARÁBIA SAUDITA, UCRÂNIA

Após tantas promessas que serão campeões da Europa e/ou do Mundo, eu já não consigo acreditar no colectivo espanhol.
Com uma dificuldade tremenda para se qualificarem para o Mundial, os espanhóis terão que mudar muito - para melhor - se quiserem qualificar-se, dado que Ucrânia e Tunísia quererão ir longe neste mundial, fruto das suas compactas e bem estruturadas equipas. Aposto na Ucrânia como vencedora do grupo e lá mais para a frente, se Sheva começar a carburar, aí poderão ser um caso muito sério.

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?