Thursday, December 08, 2005

 

Fez-se (boa) História


SL Benfica
2 - 1 Manchester United

E após quase um mês de ausência, o Chuto nos queixos volta à actividade. E logo após uma grande noite europeia no Estádio da Luz. Quase quarenta anos, o Benfica voltou a defrontar o Manchester United. Mas desta vez, com um resultado positivo. 2-1 foi o resultado final, e ainda que muito sofrido, acabou por resultar na qualificação para os Oitavos-de-Final da Liga dos Campeões. O Man Utd acabou por ficar fora das competições, já que o Lille ficou à sua frente, no 3º lugar - o de acesso à taça Uefa. Impressionante como o Lille, com apenas 1 golo marcado em 6 jogos (!) consegue ficar à frente do Manchester.
Quanto à exibição dos jogadores na partida de ontem, aqui fica a minha análise:


BENFICA

Quim - 6- Esteve globalmente bem, fez uma boa defesa a remate de Scholes e nada podia fazer no golo do mesmo jogador. Não esteve propriamente brilhante nos cruzamentos.
Alcides - 7 - Esteve bem a cortar as iniciativas adversárias pelo seu lado e ainda deu uma ajuda preciosa no jogo aéreo.
Luisão - 8 - Muito bem a limpar a sua zona de acção, levou quase sempre a melhor sobre os avançados do Man Utd.
Anderson - 9 - Exibição portentosa! Cortou passes, saiu a jogar, antecipou-se no chão e no ar e ainda tentou a sua sorte no ataque. Fantástico
Leo - 5 - No golo do Man Utd a culpa é sua. Anderson foi tentar cortar a bola ao jogador que centrou - tarefa que era de Leo - ao que Leo tentou fazer a dobra, mas deixou a bola passar à sua frente para conclusão fácil de Scholes. Atacou mal e perdeu muitas bolas.
Beto - 7 - Correu muito, ainda que de forma não muito eficaz e marcou o golo da vitória num remate de ressaca e de pronto (algo que nunca o tinha visto fazer)
Petit - 8 - Grande trabalhador a meio-campo, recuperou inúmeras bolas e travou o ataque central do adversário.
Nélson - 8 - Cruzou para o primeiro golo e trocou as voltas a O'Shea por diversas vezes graças à sua velocidade. As diagonais foram também bem efectuadas.
Nuno Assis - 6 - Não esteve bem no pautar do jogo de ataque e perdeu muitas bolas a meio-campo. Ainda que tenha feito alguns bons passes, esteve apagado.
Nuno Gomes - 7 - De grande utilidade. Deu muito trabalho a Rio Ferdinand e Silvestre, na sua batalha solitária contra os dois.
Geovanni - 8 - Eficaz. Não falhou quando foi preciso e criou muito perigo. Exibição de bom nível.
Suplentes:
João Pereira - 2 - Teve uma oportunidade flagrante e falhou de forma infantil e irritante.
Mantorras - 2 - Quando se tem 4 linhas de passe e opta-se por ir para cima do defesa e perder a bola, isso não é lá muito inteligente. Invisível.
Ricardo Rocha - 1 - Queimou tempo.


MANCHESTER UNITED

Van der Sar - 5 - Não teve culpa nos golos e ainda fechou a baliza quando foi necessário. Noite inglória para o veterano holandês.
Gary Neville - 7 - Esteve na origem do golo de Scholes e não foi pelo lado direito da defesa que o Man Utd perdeu o jogo.
Rio Ferdinand - 5 - Não revelou a habitual segurança que nos acostumou, mas mesmo assim não concedeu espaços a Nuno Gomes.
Silvestre - 4 - Muito inseguro, não compensou os ataques dos seus companheiros e pouco fez para tranquilizar o sector defensivo inglês.
O'Shea - 4 - Passado vezes sem conta pela velocidade de Nélson, não teve rins nem arte para o parar. Foi por aquele lado que o Man Utd começou e acabou por perder o jogo.
C. Ronaldo - 3 - Maltratado pelos adeptos benfiquistas, nada fez para mudar o rumo aos acontecimentos. Esteve bem apenas por uma vez, num cruzamento e teria ganhado mais se tivesse sido eficaz em vez de malabarista.
A. Smith - 5 - trabalhou muito a meio-campo, mas perdeu a maior parte dos duelos com os médios encarnados
Scholes - 7 - Marcou o golo da esperança inglesa, recuperou muitas bolas a meio-campo e tentou pautar o jogo pelo meio, sem sucesso. Valeu pela sua capacidade de sacrifício.
Giggs - 5 - Alheio ao jogo, não fez nada digno de reparo, notando-se assim o peso da idade.
v. Nistelrooij - 5 - Criou complicações à defesa encarnada, mas não efectuou nada digno de registo.
Rooney - 6 - Como Scholes, muito esforçado. Correu muito, reclamou muito com os companheiros (e árbitro também), mas notou que estava sozinho naquela luta e assim, acabou por virar costas ao jogo.
Suplentes:
Saha - 4 - Lutou mais que Giggs e só por isso, valeu a pena a sua entrada.
Park - 3 - Não acrescentou nada ao que Ronaldo vinha a fazer, mas pelo menos evitou que este tenha sido expulso.
Richardson - 1 - Tocou na bola?

Comments:
Ontem pela primeira vez gritei golo entusiasmado com o Benfica.

Já o tinha feito pelo porto por duas ocosiões!

E com isso não envergonho o meu Sportinguismo inquebravel.

Nem um pouco!
 
Eu não gritei pelos golos do Benfica ontem, pois algo me moveu contra isso. Talvez os assobios a um jogador que tanto deu a Portugal, assim como a prestação do FC Porto anteontem...a realidade é que nunca achei que o Benfica pudesse ganhar o jogo. Mas está feito e parabens para eles!
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?