Thursday, December 08, 2005

 

Despedida

Da última conferência de imprensa de Vanderlei Luxemburgo como treinador do Real Madrid, podem-se retirar algumas preciosidades como as seguintes:

"En primer lugar, quiero agradecer al Real Madrid la oportunidad que me brindó de entrenar en Europa. En absoluto me arrepiento de haber aceptado este reto y después de conocer el club, a la afición y a la ciudad de Madrid. Estoy alegre de haber tenido esta ocasión. He aprendido mucho aquí en todos los aspectos y esta experiencia es muy importante."

"Cuando llegué al Real Madrid traía conmigo un proyecto. Pensaba que en Europa se respetaban más los proyectos y que no dependían de un resultado. Nunca imaginé que perder un clásico pudiera crear tanta inestabilidad en una entidad de la importancia del Real Madrid, ni que cada noventa minutos se pusiera en entredicho el cargo de entrenador de este club."

O Real Madrid encontra-se actualmente em 4º lugar da Liga Espanhola, a 6 pontos do primeiro classificado, o Barcelona. Com Luxemburgo no comando, o Real Madrid não alcançou qualquer título, embora tenha a atenuante de ter entrado no clube a meio da época. O actual 4º lugar, associado às fracas exibições da equipa, assim como o sofrido 2º lugar no grupo F da Liga dos Campeões, acabou por tornar insustentável a situação de Luxemburgo.
Nos países latinos a vibração pelo futebol não se mede no final da época, mas sim jogo-a-jogo e foi isso que Luxemburgo não entendeu desde que chegou. Se tivesse ido para Inglaterra, onde os treinadores são analisados ao final da época e em alguns casos ao final de muitas épocas, Luxemburgo talvez tivesse razão quando diz que acabaria a época com pelo menos um título. No contexto sul-europeu as coisas não funcionam assim, e apesar de um grande curriculum, nem Luxemburgo escapou à ira dos adeptos latinos, ansiosos por resultados aliados a futebol bem jogado.

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?