Saturday, October 22, 2005

 

Sistema Sporting

Não gosto muito de falar sobre o Sporting devido à paixão clubística que nutro por este clube. Prefiro deixar distância, apesar de saber que como adepto devia apoiar, debater ou questionar as suas opções. No entanto, esta mesma distância permite-me observar o clube por fora e analisar as suas opções de modo frio e quem sabe, talvez coerente.
Resumindo os factos, demitiram-se do cargo Dias da Cunha - presidente do clube e da SAD, Paulo de Andrade - administrador da sociedade desportiva e José Peseiro - treinador da equipa sénior. Ao invés, entraram para novos cargos Filipe Soares Franco como presidente do clube e SAD, Paulo Bento como treinador da equipa principal e por fim, Carlos Freitas como gestor do futebol profissional.
Se as mudanças são acertadas a nível da equipa de futebol, só o tempo o dirá, mas fica uma verdade: em caso de manutenção de Peseiro a equipa dificilmente saíria do fosso onde se encontrava. Nos jogos com o Halmstad, Paços de Ferreira e Académica vi provavelmente a pior sucessão de jogos na história do Sporting. A ausência de espírito de equipa, os passes falhados de forma infantil, a falta de vontade em querer mudar alguma coisa eram gritantes e só Peseiro parecia não se aperceber disso. Não sei se Paulo Bento mudará esta sucessão de derrotas, mas mesmo que perca em Barcelos, espero ver no Sporting mais garra e ambição, pois isso será prenúncio para bons resultados a médio prazo.
Quanto às mudanças ocorridas na SAD, parece-me que Soares Franco não alterará muita coisa, no entanto este senhor promete ser mais eficaz na direcção que Dias da Cunha. Apesar de ter sempre sido coerente com o seu discurso, Dias da Cunha sempre se pautou pelo atraso nas declarações, surgindo estas já fora do contexto que se pretendia "atacar". Continuando neste tema, há algo que nunca gostei neste Sporting pós-Roquette: a falta de transparência. Com Roquette percebia-se o que este queria dizer, percebia-se o seu projecto, as suas ambições. Com Dias da Cunha e seus pares nunca se percebeu o que se passava no Conselho Leonino, nunca se percebeu o porquê de muitos fenómenos que passo a citar:
- Porque tantos e tantos jogadores nunca foram castigados como a sua conduta o indicava?
- Porque Hugo Viana não ficou afinal no Sporting? Havia verbas e vontade.
- Que estatutos são esses que esta direcção tanto fala? Tudo era guiado de acordo com os estatutos, mas do que tratavam os mesmos?
- Porque saiu Carlos Freitas? Porque voltou?
- Quem é Rui Meireles e qual a sua função na direcção sportinguista?
- Que reuniões foram aquelas com as claques? Qual o seu objectivo?

Muitas dúvidas e poucas ou nenhumas respostas. Algo inconcebível num clube como o Sporting. Espero que algo mude, assim como espero que presidentes que nada fizeram pelo clube se calem. Sempre que existem crises no Sporting, lá vem João Rocha e Sousa Cintra discursarem. Sobre o primeiro a minha opinião é simplesmente esta: foi o pior presidente da história do Sporting. Para além do insucesso desportivo também deixou as finanças do clube na miséria. Quanto a Sousa Cintra, é responsável por uma das melhores equipas do futebol português (Sporting 93/94), contudo apenas venceu uma mísera taça de Portugal. Não falo das supertaças pois acho-as um troféu rídiculo.
Com uns a sair, outros a entrar, alguns a inventarem e poucos a apoiar...assim anda a nação sportinguista.

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?