Thursday, October 13, 2005

 

Os 42 golos de Pauleta

O recorde de Eusébio foi batido. Um recorde que durou mais de 32 anos. Para perceber melhor o tempo futebolístico que durou o feito apenas precisamos de saber que aquando o último golo de Eusébio, Pauleta ainda não era sequer nascido. Nasceria um mês depois desse último golo do pantera negra.
Os tempos são outros e há quem ache um vexame que o recorde do Rei tenha sido batido por um jogador como o Pauleta. Acusam-no de só marcar aos Liechtensteins e aos Luxemburgos. A mais pura das mentiras, senão vejamos: assim como Eusébio, Pauleta marcou muitos golos a grandes selecções do mundo como Holanda, Brasil e Inglaterra. Pauleta também marcou vários golos a equipas de dimensão respeitável como a Polónia, a Escócia, a Grécia, a Suécia e a Noruega. Para quem o acusa de se esconder nos momentos importantes lembro-me de um jogo de qualificação para o Mundial no qual Portugal fez uma exibição de sonho e ganhou na Holanda por 2-0. Pauleta marcou um dos golos e foi um dos heróis desse jogo. Nesse Mundial de má memória para os portugueses, Pauleta salvou-se do naufrágio geral marcando por 3 vezes à Polónia. Nos outros jogos e por muito esforçado que tenha sido, os seus companheiros simplesmente não estavam à altura. Por fim, Pauleta marcou recentemente o seu golo número 100 em França. Uma marca histórica que é desvalorizada constantemente pelos críticos de Pauleta. Num mesmo campeonato onde proliferam avançados como Frei, Fred, Wiltord e Carew a marca do português têm que ter valor.
Acho que já vai sendo altura de darem o devido valor a Pauleta e desprenderem-se do passado. Quantos mais passarem a marca de Eusébio, melhor. É sinal que há golos, que Portugal continua feliz com a sua selecção e que Eusébio continuará a ser uma referência.

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?