Sunday, October 30, 2005

 

Análises: Middlesbrough

Image hosted by Photobucket.com

Resolvi fazer uma curta análise a esta equipa que de há uns anos a esta parte vem praticando um futebol muito à inglesa: agradável de assistir, com algum exagero de pontapé para a frente, mas apesar disso e quando bem executado, muito eficaz. Um dos últimos casos de sucesso desta equipa aconteceu este fim-de-semana. Golearam o poderoso Manchester United por 4-1 e assim subiram alguns lugares na classificação ao mesmo tempo que abriram uma ferida maior na crise da equipa de Ferguson, Queiroz e companhia.

Mas analisemos a equipa do Middlesbrough. Composta por muitos veteranos mas também imensa juventude, a média de idades do plantel situa-se nos 25 anos. Nada de novo até aqui. O que é de realçar é a idade das estrelas da equipa:
- Mendieta 31;
- Rochemback 23;
- Jimmy Hasselbaink 33;
- Yakubu 22;

Ou seja, tanto no "miolo" do terreno como na dupla atacante, a aposta é na mistura entre veterania e juventude. Ganham todos com isto, pois o jogador mais novo aprende com o mais velho aquilo que é essencial ao futebol moderno: o posicionamento. Numa época em que a velocidade dos executantes é semelhante, ganha quem conseguir entender para onde vai a bola e o jogador, isto é, quem melhor preencher os espaços. Neste aspecto nota-se muito a chegada de Rochemback, pois é um jogador que compensa muito a falta de velocidade com a colocação. Mendieta também é um jogador lento, o que nos faz pensar à partida que o meio-campo do Boro é uma passadeira para médios rápidos. Pois as coisas não funcionam bem assim, isto porque os alas do Boro flectem muito para o meio, afunilando o jogo do adversário e conseguindo ao mesmo tempo ganhar as dobras. Assim é no meio-campo que está a principal força do Boro, embora á primeira vista não dê essa imagem, mas sim a contrária. Quanto ao ataque, o oportunismo de Jimmy continua lá, o que, aliado à velocidade do jovem Yakubu, torna o ataque do Boro temível.
Atenção por isso a esta equipa orientada pelo escocês Steve McClaren.

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?