Friday, September 23, 2005

 

Talentos

O Lder tocou num assunto que para mim tem bastante interesse: o da formação de jogadores. Nesse aspecto, Portugal está num patamar muito superior pois produz excelentes jogadores em qualidade e quantidade. Excepto avançados. Aí o sector de formação continua a não dar frutos, seja pela normal aptidão do jovem jogador português para recuar no terreno e procurar assistir em vez de ser assistido, seja pelo facto de se apostarem nos avançados brasileiros em detrimento dos portugueses. O resultado vê-se na selecção onde não há avançados de classe mundial (assunto já referido em posts anteriores) mas onde imperam os médios de enorme talento. E o mesmo se passa nas nossas selecções jovens, onde temos médios excelentes como Varela, Nani, Moutinho, Hugo Viana, M. Fernandes, Ivanildo, Quaresma, entre muitos outros que contrastam com a escassez para a linha avançada, local onde se destaca Ricardo Vaz Tê e... mais ninguém. Não admira esta situação, pois este sempre foi um problema crónico, que se agravou pela escolha de Scolari jogar em 4-2-3-1 na selecção principal, ou seja, isso teve um impacto imediato nas nossas selecções jovens, que seguem o modelo de Scolari para, dizem eles, o processo de adaptação do jogador jovem à selecção principal seja rápido e eficaz.

Este processo de adaptação foi completamente ultrapassado por um jogador: Cristiano Ronaldo. O menino que é paixão de tantas meninas da geração "Morangos com Açúcar", esteve um ano na selecção sub-21 (na altura o madeirense tinha 17-18 anos) e daí saltou imediatamente para a selecção principal, afirmando-se como um dos jogadores mais importantes da equipa das quinas. Agora o miúdo tem 20 anos e supostamente ainda deveria andar pela selecção sub-21, isto se não fosse um dos maiores talentos que Portugal já produziu. Contudo, há ainda quem ponha em causa a maturidade do jogador, dizendo que a idade ideal para a maturação de um jogador é entre os 25 e os 29. Antes dos 25 é novo, depois dos 29 é velho. Pois eu acho que o número de jogos disputados é o principal indicador para a maturação de um jogador. Senão vejamos, para aqueles que acham Ronaldo um jogador imaturo, é bom saber que ele já leva 96 jogos pelo Manchester United, aos quais se juntam 25 jogos realizados pelo Sporting e 24 pelas selecções portuguesas. Conclusão: perto de 150 jogos enquanto profissional. Se tivermos em conta que o João Vieira Pinto leva perto de 600 jogos como profissional, mas tem mais 15 anos que Ronaldo, é fácil observar que Ronaldo é já um jogador completamente profissionalizado e maduro, e que seguindo a este ritmo, será porventura daqui a 10 anos, dos jogadores com mais jogos nas pernas a actuar em solo europeu. A ver vamos...

Comments:
É interessante referires que cada selecção devia ter à sua frente um treinador da mesma nacionalidade, isto porque, foi com dois brasileiros que Portugal atingiu as maiores glórias no futebol mundial: no Mundial de 1966 fomos terceiros e o treinador era o brasileiro Otto Glória e em 2004 fomos segundos no Europeu e o treinador foi o nosso conhecido Scolari. Isto para não referir que a Grécia foi campeã europeia com um treinador alemão. O futebol tem com cada uma... ;)
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?