Monday, May 15, 2006

 

Selecção Nacional: os Eleitos

Aqui fica a lista dos 23, onde incluirei uma classificação do nível de forma com que o jogador concluiu a época (entre 0 e 10), seguida de algumas notas sobre a inclusão de certos jogadores:

Guarda-redes:

Ricardo (Sporting) 7
Quim (Benfica) 4
Bruno Vale (Estrela da Amadora) 9

- Bruno Vale é o guarda-redes em melhor forma, embora Ricardo seja dono do posto. Os seus níveis de confiança caíram após a eliminação do Sporting nas Antas em jogo para a taça.

Defesas:

Miguel (Valência, Esp) 8
Paulo Ferreira (Chelsea, Ing) 6
Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing) 7
Fernando Meira (Estugarda, Ale) 7
Ricardo Costa (FC Porto) 4
Caneira (Sporting) 6
Nuno Valente (Everton, Ing) 6

- Miguel e os dois defesas do Chelsea acabam em epóca em boa forma, em contraste com o lado esquerdo da defesa, no qual a irregularidade e lesões pautaram a forma de Caneira e N. Valente.

Médios:

Costinha (sem clube) 2
Petit (Benfica) 8
Maniche (Chelsea, Ing) 4
Tiago (Lyon, Fra) 9
Deco (FC Barcelona, Esp) 8
Hugo Viana (Valência, Esp) 4
Figo (Inter de Milão, Ita) 6
Cristiano Ronaldo (Manchester United, Ing) 8
Boa Morte (Fulham, Ing) 8
Simão (Benfica) 7

- Costinha não tem clube, pelo que a sua forma deve ser medíocre, tal como Maniche e Hugo Viana que não jogam regularmente. Ronaldo, Tiago, Petit e Deco apresentam-se como jogadores em grande forma.

Avançados:

Nuno Gomes (Benfica) 6
Pauleta (Paris Saint-Germain, Fra) 8
Hélder Postiga (Saint-Etienne, Fra) 7

Pauleta foi considerado o 3º melhor jogador do campeonato francês, mostrando assim a sua excelente forma. A Postiga fez-lhe bem a saída do FC Porto, enquanto Nuno Gomes jejua há muito tempo, depois de um começo de temporada notável.

NOTAS:

- Ricardo Costa e Hugo Viana são jogadores que não jogam nos seus clubes. Scolari diz que o critério envolve o passado pelas selecções jovens, mas esqueceu-se que esse critério deve conter justiça nele. Tonel, Nunes, Quaresma e outros tantos que jogam constantemente nos seus clubes devem-se sentir-se tremendamente injustiçados com esta convocatória. E com razão.

- Maniche e Costinha. Um não joga, outro não tem clube. Não somos propriamente a Angola para precisar de jogadores experientes, independentemente se eles jogam ou não. Isto porque temos opções de bom nível e a jogar nos seus clubes, algo que (infelizmente) Angola não tem.

Não quero ser pessimista, mas perspectivo um mau começo de Mundial, que uma vitória frente a Angola deverá disfarçar, mas que no jogo contra os jogadores atléticos do Irão irão erguer-se á "falta de pernas" do nosso meio-campo. Isto porque Maniche e Costinha jogarão esses jogos e irão ver a banda passar. Acredito até que após o jogo do Irão, Scolari decida reformular a equipa, tal como o fez no Euro 2004.
E por fim digo, se precisarmos de ganhar ao México para passar aos oitavos...aí podem ir fazendo as malas de volta a Portugal, pois o México engana muita gente, mas a mim não: calhou-nos dos mais dificeis cabeças de série no nosso grupo. Tanto pela capacidade dos seus jogadores, como pela experiência da equipa em Mundiais.

Em suma, resta-nos apoiar a selecção, seja ela bem escolhida ou não, pois decerto estes jogadores darão o máximo de si em campo, lutando pelo nome de Portugal e exibindo o que de melhor sabem nos campos alemães. Assim o esperamos!

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?